Avançar para o conteúdo principal

Alegrai-vos! Hoje é 13 de Maio de 1888.

 


Por Joelson Nascimento

 

O número 13 estava desacreditado; agora regenerou-se. Deixou de ser um número de mau agouro, para ser uma data de liberdade. Já não é fatal: é glorioso (Artur Azevedo, in, Nos tempos de Patrocínio, p.143).

 

 

Acredito que o leitor não precise “puxar pela memória” para descobrir o que ocorreu nessa data tão importante para a História do Brasil. Contudo, por via das dúvidas, facilitarei sua empreitada. 13 de Maio de 1888 foi o dia oficial da abolição da escravatura em todo o território brasileiro. Oficial porque quatro anos antes, com o inestimável auxílio de Francisco José do Nascimento, cognominado por José do Patrocínio como o “dragão do mar”, o estado do Ceará erradicava a escravidão dos negros mediante ações como greves de jangadeiros e “vaquinhas” para a compra de cartas de alforria[1]. Há tempos que no Brasil vinha sendo cultivado o clima de liberdade e esperança (a lei do ventre livre foi promulgada em Setembro 1871 e Lei Eusébio de Queirós em 1850).

Não tenho por objetivo, nesta reflexão, debruçar-me sobre as consequências sócio políticas e econômicas a que foram submetidos negros e mulatos após a abolição. O que desejo compartilhar com vocês é algo que chamou a minha atenção na narrativa de Ciro Vieira da Cunha, em seu livro intitulado No Tempo de Patrocínio, publicado em 1960 pela Editora Saraiva.  Na obra, o autor faz um paulatino relato do sentimento de alegria que envolveu a assinatura da Lei Áurea, no Estado do Rio de Janeiro.

O documento foi assinado no Paço Imperial, como todos sabemos, pela Princesa Isabel, que, naquele momento, estava a substituir o Imperador D. Pedro II. O projeto que extinguia a escravidão foi aprovado pelo Senado em uma sessão especial. Cicero Vieira nos conta que no momento da aprovação todo o plenário aclamou o ato fazendo com que esse sentimento chegasse às ruas do Rio de Janeiro, onde os abolicionistas já tinham organizado uma festa com bandas de música e fogos de artifício (p.137-138). Formando uma grande onda de satisfação e júbilo, o povo, junto ao senado, segue em direção ao Paço levando consigo o documento para a sansão da Princesa que acabara de chegar de Petrópolis especialmente para tal fim. O palácio ficou cercado de entusiastas que a todo instante gritavam vivas e salves aos abolicionistas. Não é sem dificuldade que os senadores entram no Paço e seguem à sala do Trono com o tão esperado documento:


A princesa Imperial Regente em nome de S. M. o Imperador o Sr. D. Pedro II faz saber a todos os súditos do Império que a assembleia geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

Art. 1º --- É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.

Art. 2º --- Revogam-se as disposições em contrário (Nos tempos de Patrocínio, p.139).

 Após a assinatura, Joaquim Nabuco, deputado abolicionista,  dirige-se a uma das sacadas do Palácio e transmite ao povo a boa nova: a escravidão estava extinta. “São palmas, são bravos, são vivas. Sacodem-se estandartes, agitam-se lenços, estendem-se braços para o ar. Sobem foguetes, estouram bombas, rompem as bandas. É o delírio” (p.141). Entre abraços e beijos, a comemoração rompe a noite que chega como agradecendo ao dia pelo dever cumprido. O depoimento de Aluísio de Azevedo, ele mesmo, criador dos romances O Mulato (1881), Casa de Pensão (1884), O Cortiço (1890), entre outros, pode nos dimensionar esse clima:

 

Ontem assisti, pela primeira vez, a uma legítima expansão popular; vi a multidão rir e chorar de prazer; vi uma raça, até então amaldiçoada, cantar em plena rua a Marselhesa[2] da alegria, música feita de benção e soluços. Defronte de mim passou uma fila de negros e mulatos, de braço dado, enchendo toda a largura da Rua do Ouvidor, entre eles havia mulheres e crianças; um preto velho, tonto de satisfação, parecia ter enlouquecido. Em cada chapéu, derreado para trás, havia uma folha brasileira; em cada olhar, um raio de vitória; em cada rosto, o fulgor cintilante de uma alma nova, nascida de repente do monturo negro da escravidão (Nos tempos de Patrocínio, p.141).

 

Como era bastante comum em momentos de imensa alegria, seja por reconhecimento ou admiração, as pessoas dispensarem os cavalos das charretes e assumirem o lugar deles para homenagear uma figura importante, tentaram fazer o mesmo com o carro da Princesa Isabel, que não permite tal demonstração de carinho.

Pela relação que temos com os políticos e pela relação que os políticos têm com o Estado, não é de todo mal suspeitar se a alegria dos políticos refletia suas verdadeiras intenções por trás da valorosa assinatura. O próprio Aluízio de Azevedo, que nos mostrou mais acima o sentimento de alegria brotado desse dia, em seu romance, O Cortiço, fala de uma comissão de abolicionistas diplomando a personagem João Romão, um homem que explorou e fez fortuna a custa do trabalho de uma negra. Podemos e devemos tecer críticas sobre todo processo que envolveu a libertação dos escravos, mas é difícil duvidar das manifestações espontâneas de um povo. O clima de alegria geral, por mais que seja por motivos vis e perversos, não pode ser visto como falso. As pessoas realmente são tomadas por sentimentos que transbordam de si, principalmente quando afetadas por sentimentos semelhantes vindo de outras pessoas, a exemplo da comemoração de um gol em um estádio repleto de torcedores.  A historiadora Mary Del Priore, no documentário Guerras do Brasil.doc, nos conta que após a a Guerra do Paraguai (1864-1870), a relação entre dos soldados brancos e mulatos mudaram em relação aos soldados negros, pois passaram a ser, a partir daquele momento em diante, irmão em armas. Tamanha foi a legitimidade desse sentimento  que o exercício brasileiro não mais persegue os negros fugidos.

Quando me deparei com a narrativa dessa manifestação popular ocorrida um momento histórico que ecoa até os nossos dias, quis resgatar um instante de alegria que pouco tempo depois transformara-se em luta por sobrevivência. O 13 de Maio deixa de ser feriado nacional na Revolução de 30. Com isso, em minha opinião, a data perdeu um pouco de seu valor político. Todavia, seu valor moral permaneceu cada vez mais forte, pois, ainda hoje, é uma data que renova o compromisso de luta não apenas para os negros, mas para todos que, de alguma forma, são vítimas de opressões de diferentes matizes. Como disse José do Patrocínio, por conta da morte de uma negra por maus tratos: “Não é o cadáver de uma escravizada que lançamos no túmulo: é a honra de uma nação inteira que é hoje aqui sepultada!” (José do Patrocínio, No Tempo de Patrocínio, p. 72).  Por isso, o 13 de Maio deve ser visto como uma conquista da humanidade contra a ideia de que uma cultura diferente da nossa seja, de alguma forma, inferior. Assim como o helenismo mostrou (ou impôs) aos gregos a diversidade da cultura oriental, a cultura negra nos mostrou a riqueza de suas tradições nos deixando devedores no plano da dança, culinária, religiosidade, etc. Meu desejo é que o 13 de Maio seja lembrado não apenas pela quebra dos grilhões, mas também pela alegria jorrada verdadeiramente do povo. Gostaria que fosse lembrado também da mesma forma que lembramos de um título no futebol, de uma vitória da nossa escola de samba favorita, de uma aniversário repleto de familiares e amigos próximos. Enfim, peço que todos lembrem do 13 de Maio de 1888 não apenas como um manobra política, mas como uma manifestação sincera de todos aqueles que sofreram e lutaram contra um regime desumano. Alegrai-vos meus amigos! Pois todo dia há de ser 13 de Maio de 1888.



[1] “Raras vezes a nossa capital terá assistido a uma festa tão brilhante como foi a instalação da Sociedade das Cearenses Libertadoras. Impossível é descrever-se todas as particularidades que formaram o brilhantismo daquele espetáculo novo em nossa província... Foram conferidas 62 cartas de liberdade, muitas a título gratuito e outras a custa de generosos donativos obtidos pela incansável e ilustre comissão das cearenses libertadoras. Não temos lembrança de haver-nos assistido a um espetáculo nem mais solene, nem mais esplendido. Honra à província do Ceará! Honra às ilustres senhoras cearenses da nova sociedade libertadora” (Discurso proferido por José do Patrocínio em 30 de novembro de 1882, in Nos tempos de Patrocínio, p.90).

[2] Hino nacional francês que ganha destaque na revolução francesa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BUEL-BULE e EPICTETO

  Bule - Bule e Epicteto  Por Joelson Nascimento Antônio Ribeiro da Conceição , ou Bule-Bule, como é mais conhecido, é um músico, repentista, cordelista, cantador e poeta nascido em 22 de outubro de 1947 no município de Antônio Cardoso, Bahia. Mudou-se para Salvador, local onde veio a gravar pela primeira vez em 1979 num LP coletivo. Conseguiu lançar seis álbuns: Cantadores da Terra do Sol , Série Grandes Repentistas do Nordeste , A Fome e a Vontade de Comer , Só Não Deixei de Sambar , Repente não tem Fronteiras e Licutixo ; Quatro livros ( Bule Bule em Quatro Estações , Gotas de Sentimento , Um Punhado de Cultura Popular , Só Não Deixei de Sambar. Lançou também cerca de mais de 80 cordéis. No ano de 1993 recebeu o título de cidadão honorário da capital baiana, pela então prefeita Lídice da Mata ; em 2008 recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural  e m 2017 recebe a homenagem da Bienal Internacional do Livro do Ceará além do Prêmio Hangar de Música no Rio Grande do Norte ju

Ovídio e As Quatro Idades do Ser Humano

Ovídio e As Quatro Idades do Ser Humano                                                                                                                                                              Por Joelson Nascimento Antes de haver o mar e as terras e o céu que cobre tudo, a natureza inteira tinha a mesma aparência, chamada de Caos; massa bruta e informe, que não passava de um peso inerte, conjunto confuso das sementes das coisas. Nenhum Titã, ainda, oferecia luz ao mundo, nem Febe renovava constantemente o seu vulto, nem a Terra se sustentava por seu próprio peso, rodeada pelo ar, nem Anfitrite estendia os braços ao longo da Terra. A terra, o mar e o ar se confundiam, a terra era instável, os mares eram inavegáveis, o ar carecia de luz: coisa alguma ostentava a sua própria forma, umas coisas se opunham às outras, eis que, em um só corpo, o frio lutava com o calor, a umidade com a secura, o que era macio com o que era rígido, o que não tinha peso com o pesad o.   ( 1) O poema nos mo

Será que tudo depende de nós?

  Por Joelson Nascimento in   Socientifica.com.br     Começarei essa reflexão parafraseando algumas frases que tenho ouvido e lido ao longo de minha vida: ‘Tudo depende de você!’; ‘Seu destino, suas regras’; ‘O futuro é você quem faz’. Frases como essas carregam uma mensagem clara: tudo depende de nós. Por essa ideia parecer transferir-nos um poder divino, gostaria de refletir sobre suas consequências levantando algumas questões: será que tudo realmente depende de nós? Se sim, como resolver os conflitos? Se não, como ser responsáveis por nossas ações? Vamos trazer para nossa reflexão o filósofo estoico Epicteto:   “Das coisas existentes, algumas são encargos nossos; outras não. São encargos nossos o juízo, o impulso, o desejo, a repulsa – em suma: tudo quanto seja ação nossa. Não são encargos nossos o corpo, as posses, a reputação, os cargos públicos – em suma: tudo quanto não seja ação nossa. Por natureza, as coisas que são encargos nossos são livres, desobstruídas, sem entrav